O que é preciso fazer para se ter uma vida mais saudável e viver melhor?
Em geral, a maioria das pessoas concorda que cuidar da alimentação é uma das principais respostas a essa pergunta, mas é preciso entender que boa parte deste processo passa pelas escolhas feitas lá no supermercado.
Se a gente entende que escolher bem os alimentos é algo positivo, por que nem sempre conseguimos fazer isso?
Imagine a seguinte situação na vida da Sônia (nossa personagem de hoje): ela teve um dia cansativo no trabalho, pegou seus filhos na escola e agora precisa passar no supermercado para comprar algumas coisas antes de ir pra casa.
O supermercado está cheio, as crianças já estão irritadas, ela não encontrou uma marca específica que consome com frequência e precisa escolher um produto substituto rapidamente, mas sem esquecer da sua intolerância ao glúten.
Pode até parecer fácil identificar nos rótulos a presença ou não do glúten, mas olhando para a situação acima, vamos combinar que a cabeça da Sônia já está bastante cheia para ela ainda ter paciência de ler qualquer rótulo, certo?
O que mais ela quer (e merece) é fazer logo as compras e ir pra casa.
Cada um tem suas necessidades e preferências de dieta
Você não precisa ter intolerância ao glúten como a Sônia, mas pode facilmente ter se identificado com algum ponto da história dela.
Além do cansaço e da correria do dia-a-dia, a falta de compreensão da lista de ingredientes dos rótulos pode ser uma barreira para, por exemplo, você seguir aquela dieta mais saudável que prometeu fazer na última virada de ano.
Neste caso, você pode estar consumindo produtos que não são nada saudáveis, pelo simples fato de não entender alguns nomes na lista de ingredientes.
Ou então você tem uma situação um pouco mais complicada, pois descobriu há pouco tempo que sofre da síndrome do intestino irritável, por exemplo, e precisará evitar uma série de alimentos, entre eles, aqueles que possuem muitos conservantes.
Entender o rótulo para fazer boas escolhas
O rótulo serve como um elo importantíssimo de comunicação entre o fabricante e a gente, e é por isso que entendê-lo é tão importante.
Só que este entendimento não é algo tão simples assim para grande parte da população.
Todas as informações contidas no rótulo são de interesse dos consumidores e a lista de ingredientes se destaca por ser fundamental para nos informar sobre o que estamos consumindo.
A ordem dos fatores altera o produto
Pra começar, devemos entender que a ordem dos ingredientes listados no rótulo demostra o quanto ele está presente naquele produto. Essa ordem é decrescente, ou seja, vai do maior para o menor. Em primeiro lugar aparece o ingrediente em maior quantidade e, na sequência, os demais.
Em seguida, aparece a lista de aditivos, que servem para modificar aspectos físicos, químicos ou microbiológicos dos produtos.
Ainda assim, mesmo você entendendo essa lógica, vale lembrar que o rótulo normalmente tem pouco espaço para tanta informação (marca, dados do fabricante, ingredientes, tabela nutricional, questões legais, etc). Sem falar no uso de nomenclatura mais técnicas e abreviaturas que você não conhece na lista de ingrediente . Aí a coisa complica mesmo.
E se você tiver um assistente que lê o rótulo e identifica os ingredientes pra você?
Já pensou?
É isso que o Loomos faz e para isso que ele existe: para ajudar as pessoas a consumirem produtos com mais informação, facilitando a leitura, identificação e compreensão sobre o conteúdo dos rótulos dos alimentos. E, tudo isso, de forma rápida e com menos estresse na hora das compras.
A escolha vai ser sempre sua sobre o que consumir ou não. O Loomos não faz nenhum tipo de julgamento. Mas vamos combinar que ter esse auxílio para “decifrar a comida” que estamos colocando no prato é uma ajuda valiosa.
Então, quer ter mais praticidade e agilidade na hora de escolher o que vai consumir? Baixe logo o seu aplicativo Loomos pelo loomos.app/foodsearch e comece hoje mesmo a usá-lo.