Sabe início de namoro, quando você ainda não conhece muito bem a outra pessoa e aproveita cada oportunidade para saber o que mais agrada o outro?
Pois se você baixou seu app Loomos a pouco tempo, vocês estão exatamente neste início de relação. E esse artigo é justamente pra te ajudar a conhecer melhor o seu parceiro que tem tudo para virar o queridinho entre os teus aplicativos, numa relação duradoura e feliz.
Ajude o Loomos a saber o que te agrada
Pode ser que ao abrir o aplicativo você já queira logo “sair usando”, ou seja, apontando a câmera para os rótulos dos produtos para procurar pelos ingredientes, mas, procurar pelo quê mesmo?
Por mais maravilhoso que o Loomos seja, ele ainda não consegue “adivinhar” as suas preferências alimentares de cara (talvez um dia a gente chegue lá!:)), então, se nenhum perfil alimentar estiver selecionado, o Loomos não sabe o que procurar. Ele fica perdido, entende?
Portanto, antes de procurar pelos ingredientes com a câmera, você precisa selecionar um ou mais perfis no alto da tela do seu app (alergia a crustáceos ou a amendoim, por exemplo) e assim, o Loomos vai poder te ajudar rapidinho.
O Loomos é diferente dos outros, mas é muito fácil você se adaptar (e gostar)
Todos os demais aplicativos relacionados a precauções no consumo de produtos alimentares se baseiam na leitura do código de barras. Aí chega o Loomos e a novidade é que ele lê o texto presente no rótulo.
Apesar de ser uma mudança sutil, você pode se atrapalhar nas primeiras vezes em que usar, e tá tudo certo. Quebramos um paradigma na forma de usar esse tipo de app justamente para trazer algo positivo pra você, já que não existem situações em que o Loomos não vai reconhecer um produto, pois ele reconhece todos os ingredientes.
Ninguém é perfeito…
Em algum momento o Loomos vai errar, e é importante que você saiba disso.
Mas não é nada do que você está pensando, eu posso explicar os principais motivos para isso acontecer:
- Reflexos de luz sobre a embalagem;
- Baixa iluminação no local;
- Recorte da imagem do rótulo, que oculta parte da palavra que representa o ingrediente.
Estes são os motivos que podem levar a algum erro, considerando a tecnologia OCR (Reconhecimento Ótico de Caracteres) que utilizamos no app.
Ou seja, o Loomos vai fazer o possível para extrair “palavras” a partir da imagem do rótulo e a tecnologia OCR permite que isso ocorra sob as mais adversas condições do ambiente e da embalagem (luz, contraste, ranhuras no rótulo…). Mas essas mesmas condições adversas podem, sim, fazer com que o Loomos faça uma leitura por aproximação, não encontrando a palavra exata.
Vamos a um exemplo?
Devido a uma pequena dobra na etiqueta do rótulo no momento da leitura, o app não identificou todas as letras da palavra “CARAMELO” e trouxe a informação equivocada de que o produto contém “MEL”. Isso ocorreu naquela leitura especificamente, mas se, em seguida, você mudar levemente o rótulo de posição e ele ficar sem essa dobra, provavelmente o Loomos encontrará a palavra CARAMELO, que é o que está realmente escrito.
Bem, se você já iniciou a sua relação com o Loomos, certamente essas dicas irão te ajudar muito e desejamos que sejam felizes para sempre. Mas se você ainda não baixou o nosso app, não perca mais tempo e acesse loomos.app/foodsearch para começar a usá-lo agora mesmo.